terça-feira, 1 de setembro de 2009

MEIOSE

A importância da redução dos cromossomos fica evidente quando lembramos que, na fecundação, os gametas masculinos e femininos se fundem, restabelecendo o número diplóide da espécie. Nos animais, o processo de meiose origina gametas; na maioria dos vegetais, origina esporos haplóides (n), também relacionados á reprodução.
No processo de meiose, ocorre uma única duplicação cromossômica e duas divisões celulares. Isso faz com que o número de cromossomos de reduza á metade.
Na meiose acontecem duas divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células. Essas divisões são reunidas em duas etapas, denominadas e meiose I e meiose II.
As duas etapas da meiose são:
· Meiose I: prófase I (leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno diacinese), metáfase I, anáfase I, telófase I;
· Meiose II: prófase II, metáfase II, anáfase II, telófase II;

MEIOSE I:
PRÓFASE I
Na prófase I, os cromossomos já duplicados na interfase iniciam a condensação, Os cromossomos homólogos duplicados emparelham-se. Com o emparelhamento e a condensação, é possível notar claramente que cada par de cromossomos homólogos possui quatro cromátides.
Leptóteno: Devido a sua espiralação, os cromossomos ficam visíveis.
Zigóteno: Os cromossomos homólogos se atraem. Emparelhando-se.
Paquíteno: As duas cromátides de cada cromossomo tornam-se visíveis.
Diplóteno: Quebras em regiões correspondentes das cromátides homólogas, e os pedaços quebrados unem-se em posição trocada crossing-over (aumenta a variabilidade genética).
Diacinese: Ocorre a separação dos cromossomos e os quiasmas deslizam para as extremidades.

METÁFASE I
Os cromossomos duplicados e emparelhados permanecem dispostos no equador da célula, os centrômeros se ligam as fibras do fuso. Os cromossomos atingem o máximo de condensação e os quiasmas (ponto de cruzamento entre os cromossomos) mantêm os cromossomos homólogos unidos.
ANÁFASE I
A anáfase se caracteriza- se pela separação dos cromossomos homólogos e migração para os cromossomos filhos recém- formadas para os pólos opostos na estrutura celular, puxados pelas fibras do fuso.
TELÓFASE I
Reorganização da membrana nuclear (carioteca), o reaparecimento do nucléolo e despirilização dos cromossomos e a divisão em duas células.

MEIOSE II:

PRÓFASE II
É semelhante á da mitose, os cromossomos vão para o centro da célula, desaparece carioteca e nucléolo.
METÁFASE II
Os cromossomos se dispõe na placa equatorial ligam-se ás fibras do fuso., Há divisão do centrômero, as cromátides passam a construir, cada uma, um cromossomos com centrômero próprio.
ANÁFASE II
Os cromossomos-filhos migram para pólos opostos.
TELÓFASE II
Já nos pólos, os cromossomos se desespiralizam, e os nucléolos reaparecem. O citoplasma se divide: São quatro células, originadas a partir da célula 2n.